terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

assunto sério

INTERCESSÃO, TAREFA INTRANSFERÍVEL

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.” I Tm.2:1

Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a causa, como se fora sua própria. É estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo suas necessidades.

Paulo ao dar instruções a respeito do culto ele diz dentre outras coisas para se usar a prática da intercessão. O contexto é de combate. No versículo 18 capítulo 1 ele diz: “combate firmados nelas o bom combate”. Paulo tem em mente uma guerra espiritual. É nesse contexto que Paulo diz a Timóteo: antes de tudo exorto a que interceda. Todo cristão é chamado a exercer o sacerdócio.

Sacerdote é o que se coloca entre Deus e o homem, levando suas necessidades à presença de Deus, que intervém miraculosamente na raça humana. Em I Pedro 2:9 está escrito: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz."

Na Bíblia em português aparece a palavra intercessão 14 vezes, sendo 9 vezes no Velho Testamento e 5 vezes no Novo Testamento. Mas na língua hebraica ela aparece 50 vezes. Na maioria das vezes ela é traduzida por outro vocábulo.

Vejamos alguns sentidos da palavra intercessão na Bíblia, principalmente no Velho Testamento: Em primeiro lugar, significa carregar um peso para outra pessoa. Em Isaias 53:6 diz: ...todos nós andávamos desgarrados como ovelhas... mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.A tradução mais literal seria: mas o Senhor intercedeu por meio dEle. Isaias 53 tem como tema o sofrimento de Cristo. O versículo 12 diz que Ele intercedeu pelos homens, sofrendo. Em Rm.8: 22-27 o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. No parto a mulher sofre para dar a luz uma nova vida.

Os maiores santos eram freqüentemente os maiores intercessores, pois eram os homens mais próximos ao coração de Deus. O Velho Testamento contém exemplos de alguns grandes intercessores. O primeiro exemplo é Abraão. Em Gênesis 18 vemos o Senhor com mais dois anjos chegando para visitar a tenda de Abraão. No final deste episódio o Senhor diz: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?
Abraão estava muito preocupado com Sodoma porque seu sobrinho, Ló, estava morando lá. Ele sabia que se Sodoma fosse julgada Ló e sua família sofreriam com os demais. A cena continua assim: então partiram dali aqueles homens (anjos), e foram para Sodoma, porém Abraão permaneceu ainda na presença do Senhor, ou seja, intercedendo.

Em segundo lugar, interceder significa estender até, ir até, seguir até. Em Nm.34:3-12 fala das fronteiras da terra de Canaã. As divisas da terra que Deus havia prometido a Israel. O livro de Josué de 13 a 19 vai determinar as divisas da terra, as fronteiras. É a posse da terra de Canaã. A palavra é intercessão – expandir as fronteiras até aonde Deus havia dado a terra aos israelitas. Era a herança de Deus para o povo. Israel tinha uma herança, essa herança era a terra de Canaã, mas para possuir a terra Israel precisava interceder para poder conquistar a terra que Deus havia prometido.

Nós temos uma herança também. Em Rm.8:17 diz: “se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se com ele sofrermos para que com ele sejamos glorificados”. Quando começa a nossa herança? Quando que ela passa a ser nossa? Em Hb.9:15-17 diz “por isso mesmo ele é o mediador da nova aliança a fim de que , intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança”. Na morte do testador – Cristo.

Apesar de termos a herança já, ainda não desfrutamos dessa herança. Porque isto acontece? O mesmo que aconteceu com os israelitas conforme Juízes. 2:21-3:2 - Deus não expulsou todas as nações, Ele deixou algumas para provar Israel e mostrar aos que não sabiam de todas as guerras de Canaã. Deus prometeu a Josué que todo lugar que pisasse a planta do seu pé Ele lhe daria, Ele diz: “como eu prometi a Moisés”, mas Josué, tinha que tomar posse, tinha que agir pela fé, não só com as forças dos exércitos mas principalmente com a fé.

Não podemos confiar nas vitórias dos nossos antepassados, não podemos nos contentar em saber que no passado Deus agiu de maneira poderosa, temos que tomar posse da herança. Estender até, ir até, seguir até, em oração. Ir até os povos animistas e lutar em oração; ir até as tribos indígenas e lutar em oração pela salvação daquelas pessoas, estender as nossas orações ao redor de todo mundo, intercedendo a Deus pela paz entre os povos, pela saúde, pela educação, pelo alimento, pelo agasalho e muitas outras coisas.

Em terceiro lugar, interceder também é executar justiça pela ordem do rei, cair em cima, arremeter, atacar. Em I Sm.22:18 Doegue foi instruído a arremeter contra os sacerdotes. A palavra no hebraico é interceder, no sentido de fazer guerra contra alguém, lutar contra o inimigo. Josué para tomar posse da herança de Israel precisava expulsar os inimigos que estavam lá. Precisava atacar como fizeram com a cidade de Jericó, com a cidade de Aí e ouras mais.

Em Jó 36:32 diz: “Enche as mãos de relâmpago e dardeja contra o adversário”. A palavra é intercedeu relâmpagos contra o adversário. Em Ap.8:3-5 – diz que Deus responde as nossas intercessões com relâmpagos contra o inimigo. É uma palavra num contexto de guerra, de luta contra o inimigo.

Tendo conhecimento de que a palavra intercessão tem esses significados, é dever do cristão ser um intercessor, assumindo essa postura diante do trono da graça. Assumir a postura de carregar um peso no coração em favor de quem está intercedendo; também a de ir até, estender até, seguir até onde está o objeto da intercessão, seja uma pessoa, seja um povo, uma nação ou outro qualquer; e a postura de atacar, arremeter, declarando guerra ao inimigo das almas, lutando com toda a armadura como diz Paulo aos efésios.

Sim, essa é a tarefa de todo cristão. A intercessão é tarefa intransferível. Por meio da intercessão Deus faz maravilhas entre os homens. Diz o texto de Josué 13:1 que muitíssima terra ficou para se possuir. Josué não estendeu até essas terras, não intercedeu e por isso não conquistou. É preciso interceder, estender até, ir até para conquistar, para conseguir, para realizar os propósitos de Deus através de cada um.

Rev. Washington Paulo Emrich

Nenhum comentário: